3 de mar. de 2012

Tipos de Propolis e seus efeitos

A utilização da própolis a nivel mundial já está estabelecido com uma prática saudável e comprada, no que diz respeito a seus efeitos benéficos.
Recentemente, pesquisadores de todo mundo, em especial do Brasil, têm ampliado essas pesquisas, em busca de efeitos mais específicos da própolis e seus diversos tipos.
A própolis tem diferenciações na sua composição influenciadas diretamente pela região e época do ano em que são produzidas, uma vez que a própolis é resultado da coleta de ceras e resinas das plantas da região onde estão instaladas as colméias.
Pesquisas recentes de Myrella Castro et all, de 2007, comparando dois tipo de própolis, denominadas tipo 06( região nordeste) e tipo 12( região sudeste), demostram que a própolis de tipo 6 é praticamente isenta de flavonóides, muito importantes no própolis pelos seus efeitos anti-inflamatório, anti-alérgico, antihemorrágico, entre outros. Entretano este tipo de próplis se mostrou muito mais eficaz como antibactericida, com forte efeitos curativos e preventivos contra infecções , principalmente com bactérias dos generos Staphilococcus e Streptococcus.
A própolis de tipo 12, da região sudeste, se mostrou rica em flavonóides, demostrando menor efeito bactericida e maior efeito anti-oxidante, muito importante na prevenção do cancer e de problemas cardíacos.
Brevemente, os produtores de própolis estarão disponibilizando seus extratos caracterizados por região, o que dará ao consumidor a possibilidade de escolha mais apropriada à sua necessidade.

Claudio vet

Nenhum comentário:

Postar um comentário