8 de nov. de 2011

Mel e seus benefícios

O mel é um produto alimentar açucarado elaborado à partir de néctar das flores ou secreções procedentes de partes vivas das plantas ou de secreções de insetos sugadores de plantas que ficam sobre partes vivas das plantas, que as abelhas recolhem, transformam, combinam com substâncias específicas próprias, armazenam e deixam maturar nos favos da colméia. (WISE, Helmuth,1995)




Características do mel

Apresenta uma coloração que varia do amarelo-claro ao marrom escuro, sendo bastante viscoso. Em função, do tratamento, o mel pode ser fluido, espesso ou cristalino. O mel possui ainda várias outras substâncias como ácidos orgânicos, grãos de pólen, partículas de cera, pigmentos, compostos aromáticos, álcoois, aminoácidos, dextrinas, enzimas, hormônios, vitaminas e minerais. (COUTO, Regina Helena Nogueira & COUTO, Leoman Almeida)



Propriedade bactericida do mel

Além de ser um alimento de alto teor energético, o mel é um produto de reconhecidas propriedades bactericidas, ou seja, ele é capaz de neutralizar a ação de germes e bactérias. Essa sua ação bactericida é explicada pelo elevado teor de minerais, muitos dos quais fatais para um grande número de germes e pela própria ação física do produto na presença de bactérias, quando ocorre um processo semelhante a osmose, o mel rouba água de certas bactérias sem a qual não podem sobreviver. (COUTO, Regina Helena Nogueira & COUTO, Leoman Almeida)



Mel e suas variedades

Existem dezenas de variedades de mel e abelhas que podem distinguir segundo a flora, os terrenos de recolha ou ainda segundo as técnicas de preparação. No que se diz respeito aos méis de origem floral, podem provir do néctar de uma única espécie de flores (mel monofloral) ou de várias (mel plurifloral). Sem dúvida, não existe nenhum mel rigorosamente monofloral. Contudo, a presença de uma fraca quantidade de néctar de outras plantas melíferas não influi sensivelmente no perfume, na cor, e no sabor de um mel em que predomine o néctar de uma única espécie de flor. Os méis poliflorais são designados segundo os seus lugares de recolha (N.IOIRICH,1981)



Coloração do mel

Os méis claros são considerados os melhores de todos e são mais procurados no mercado. Contudo, certos autores consideram que os méis de coloração mais escuras contém mais sais minerais (sais de ferro, de cobre e de magnésio principalmente) e por isso são mais preciosos para nosso organismo. (N.IOIRICH,1981)

A dica para obter um mel mais escuro, com maior teor de sais minerais, é comprar mel da florada de eucalipto que 95% dos casos são consideravelmente mais escuros que outras floradas.




Mel Puro cristaliza?


O processo de cristalização do mel, é um processo completamente natural. Nada mais é do que a separação da glicose que é menos solúvel que a frutose e formação de hidratos de glicose (forma sólida). O mel em sua forma tradicional (fluído) e o mel cristalizado não apresentam diferenças essenciais. Se existem bastante cristais primários no mel, o processo de cristalização é mais rápido.


Muitas pessoas preferem utilizar o mel na forma cristalizada, porque, além de ser mais uma garantia de que é puro, seu manuseio se torna mais fácil para incluir na alimentação.


Fonte: TV Gazeta - Programa Todo Seu - Benefícios do mel, própolis e geléia real


Fatores que influenciam no processo de cristalização


  • Temperatura: Temperatura menor que 10°C retarda a granulação pois ocorre aumento da viscosidade que dificulta a formação de cristais, entre 10 e 18°C favorece a granulação, sendo a melhor de 14°C, acima de 25°C dificulta a granulação, mas destrói enzimas e aumenta o teor de HMF (hidroximetilfurfural).
  • Bolhas de ar: funcionam como núcleo de cristalização, acelerando o início da cristalização.
  • Índice glicose/frutose maior maior ou igual a 1: quando o teor de glicose é maior ou igual ao da frutose, o mel tem tendência à cristalização.
  • Índice frutose/glicose maior ou igual a 2,0: quando o teor de frutose é pelo menos duas vezes maior que o de glicose, o mel não sofrerá cristalização
  • Índice frutose/água: quanto maior for esse índice, maior a tendência a cristalização

Procedência do mel

Empresas que possuem SIF - Selo de Inspeção Federal, sofrem rigoroso controle sobre sua produção de mel, desde a retirada dos favos nas colméias até o processo final de armazenamento do produto já embalado e pronto para consumo. O Ministério da Agricultura é o setor que efetua essa fiscalização através de fiscais e Médicos Veterinários capacitados para efetuar esse controle de produtos de origem animal.

A dica é: Evite comprar mel de produtores e empresas que não possuem SIF, ou algum tipo de fiscalização,  você pode estar comprando um produto que pode não ser mel verdadeiro, estar contaminado, ou que não atenda aos padrões mínimos de higiene e controle na produção. Desconfie de valores muito baixos, o mel é um produto que possui seu peso em alto valor, tanto nutritivo quanto financeiro. Em 98% dos casos de mel apreendidos por fiscalização nas ruas e feiras comercializados por ambulantes não autorizados "são falsos" e podem colocar sua saúde e de sua família em risco. Muitos deles adicionam desde água, açucar, xaropes, glicose de milho, melado de cana-de-açucar e outros aditivos até elementos que não são identificados. Portanto, CUIDADO!

Testes para saber se o mel é puro

Existem diversos testes para verificar se houve adição de produtos ao mel ou se tem alguma alteração fora do normal, abaixo alguns deles, porém para ter 100% de certeza sobre a procedência do mel o ideal é um teste laboratorial.
  • A cristalização por sí só ja pode ser considerada um teste de qualidade;
  • Normalmente o mel não se mistura com a água, um teste caseiro bem interessante, é adicionar uma colher de mel a um copo d'água, o correto é o mel se manter e não dissolver na água
  • Teste com iodo - uma colher de mel e uma colher de água, misture e adicione 3 gotas de lugol (solução de iodo 2%). Misture bem e verifique a cor, se escurecer é porque possui amido no mel, portanto não é puro

Mel Puro, onde encontrar?

A MelSaúde possui uma política de venda, onde somente comercializa produtos de procedência garantida (SIF), temos diversas opções em mel, desde mel puro a mel composto (mel com própolis, mel com geléia real ,etc). Segue abaixo o link direto para as opções de mel puro caso tenha interesse em adquirir um mel de procedência e qualidade:


Nenhum comentário:

Postar um comentário