12 de nov. de 2011

Própolis: O que é afinal...

Própolis: muito se fala sobre ela, e sobre os fantásticos benefícios da própolis em cápsulas, extrato de própolis, pomada de própolis...
Própolis Verde - Veromed

Mas falando em palavras simples: o que é a própolis? Vamos tentar fazer algumas comparações, para que as pessoas possam entender.



Quando nos machucamos e fazemos um curativo usando uma pomada para não infeccionar: isso é própolis; quando estamos em casa num dia quente, e os mosquitos estão lá fora doidos para entrar em casa e colocamos panos nas frestas, ou tela nas janelas, ou espirramos inseticida em volta das entradas para que eles não entrem: isso é própolis;

As abelhas produzem um fantástico e delicioso alimento a partir do pólen das flores: o mel.

O mel é muito nutritivo e não tem conservante natural nenhum, por isso pode facilmente se contaminar com bactérias e fungos, então as abelhas precisam proteger suas produções de alguma forma.

Elas produzem a própolis! Em sua forma natural, a própolis é algo parecido com uma cera, ou massa, escura, de odor marcante, que nas colméias selvagens ou nas caixas de criação de abelhas, para quem não conhece, pode parecer uma sujeira nas bordas de dentro das caixas...

Porém, assim como nos exemplos acima, a própolis tem a simples função de proteger o mel e a colméia de infecções e outros invasores.

A própolis é produzida pelas abelhas a partir de substancias produzidas pelas plantas novas da região, que as usam para se proteger quando estão em crescimento.

Como uma infinidade de medicamentos e substâncias que utilizamos são produzidas pelas plantas, as funções da própolis são facilmente reconhecidas pelos pesquisadores.

A própolis entretanto, não é absoluta para nos proteger de tudo, mas sua ação como auxiliar nos mais diversos tratamentos, ou apenas como preventivo é inegável.

Outra observação que precisamos fazer sobre a própolis, é que assim como qualquer medicamento industrializado, ela funciona melhor em algumas pessoas do que em outras, porém tem a vantagem de não fazer mal.

Como exemplo final e testemunho pessoal, no começo do ano fiz a proeza de perder metade da ponta de um dedo numa ferramenta elétrica. Imediatamente comecei a utilizar a pomada de própolis, porém depois de dois dias tive que parar e usar uma pomada comum, usando a de própolis cada dois dias.Sabe porquê? A própolis estava cicatrizando o machucado muito rápido, e eu queria que o tecido perdido crescesse um pouco para diminuir a cicatriz, então tive que diminuir seu uso. Hoje a marca é minima e o resultado foi excelente.
Própolis Pomada - Veromed

É claro que em uma situação onde não necessitasse que o tecido crescesse que nem rabo de lagartixa, teria usado diariamente, como sempre usei.

Abraços a todos, e breve abordarei mais alguns assuntos interessantes.
Duvidas ou comentários, não hesitem em postar aqui e recomendar nosso blogg...

Claudio vet.


A MelSaúde disponibiliza própolis em diversas apresentações: Própolis pomada, extrato de própolis gotas, própolis nasal, etc

Caso tenha interesse em comprar própolis segue o endereço de nossa loja abaixo:

Comprar Própolis na MelSaúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário